A senha é a principal ferramenta de autenticação: ela deve ser individual, intransferível e mantida em segredo, sendo o usuário responsabilizado por qualquer transação efetuada durante o seu uso. Nunca revelem suas senhas e jamais deixem que alguém as utilize (ou mesmo os seus logins) para acessar os sistemas do colégio.
As senhas não devem ser enviadas por mensagens de e-mail, utilizadas em aplicativos de mensagens instantâneas ou em serviços de compras. Também não devem ser anotadas e/ou armazenadas em dispositivos móveis (salvo em aplicativo específico para tal funcionalidade, com criptografia forte).
A conta do colégio é ao mesmo tempo uma conta Google e Microsoft. Recomendamos que seja dada preferência a essas contas no cadastro em serviços externos (sites de compra, por exemplo), pois esses parceiros apenas autenticam o usuário, sem revelar a sua senha.
Caso tenham que cadastrar usuário e senha em um novo serviço, quando não há a opção de fazer login com o Google ou Microsoft(@santacruz.g12.br), não usem a mesma senha utilizada para acessar a conta do colégio.
Especialmente para professores, que trabalham em computadores compartilhados como os de sala de aula, recomendamos também o uso da autenticação em 2 etapas. Recomendamos aos professores que, nessas máquinas, façam logout em todas as contas utilizadas (Google, Portal, Diário Eletrônico etc.) cada vez que saírem de uma classe.
Mantenham em sua agenda um aviso para executar essa modificação. Mude sua senha clicando aqui.
Existe um gerador de senhas no navegador Google Chrome que pode ser muito útil nesses cadastros novos. O funcionamento está explicado clicando aqui.